Eu achava chique quem trabalhava no banco, para quem vem de uma família simples, isso era um grande passo! Já trabalhava desde o início da adolescência, fui:
– Vendedor de Geladinhos na cidade de Suzano;
– Trabalhei com meu pai na avicultura da família;
– Atuei como operador de Máquinas na NSK Brasil; entre outros empregos.
Fiz várias entrevistas antes de entrar no banco, no Itaú, no Banco Real, Sudameris… em uma das entrevistas que fiz, uma gerente-geral do Banco Real disse que eu não tinha perfil de bancário e que precisava escolher melhor as cores da minha gravata. Tudo isso numa entrevista! E claro, não passei.
Em um dia com muita chuva, desci na estação de trem de Suzano —SP, cidade onde morava e estudava administração. Caminhei algo em torno de 1,5 Km para chegar até a faculdade, molhado, mas – ainda sim – motivado para sair daquela situação!
Ao chegar na sala, para minha surpresa não tinha nenhum aluno, somente o professor Jorge Liba e um recado na lousa: “Vaga de estágio no banco Santander de Suzano, interessados comparecer na agência às 10hs na próxima segunda.”
Eu anotei o recado e disse ao meu professor: eu vou comparecer para esta entrevista!
Fiz a entrevista e os gestores da época, Geraldo Sassa e Lucia Yokomizo, aos quais sou grato, me deram uma oportunidade e fui convidado a estagiar!
E em um curto espaço de tempo, fui contratado como assistente PF e rapidamente me tornei gerente.
Passei por muitas dificuldades no banco. Tive que lidar com pessoas difíceis, gestores que gritavam em vez de falar. Dificuldade para criar uma carteira de clientes ativa e que gere resultados.
Levava tudo para o lado pessoal. Levei muitos problemas do banco para casa, tinha muita dificuldade em gerenciar isso. Enfim… foram muitas coisas! Porém, eu busquei me desenvolver para superar tudo e melhorar.
Estudei sobre perfil comportamental para aprender a lidar com colegas e clientes, melhorando minha abordagem e me comunicando com assertividade com qualquer perfil, desde pessoas altamente estressadas quanto pessoas tímidas e com dificuldades de se comunicar.
Com todo esse desenvolvimento consegui criar estratégias para entregar os resultados solicitados pelo banco, sem prejudicar minha sanidade mental, minha saúde corporal e mantendo uma excelente qualidade de vida dentro e fora do trabalho.
No início de 2011, fui convidado a ser padrinho na Unificação da Plataforma Sistêmica, entre Banco Real e Santander (Tenho o e-mail de convite até hoje!). Estava acontecendo a fusão entre os bancos.
O objetivo era ajudar os bancários do Real com a integração do sistema, através de acompanhamento e treinamentos. Era uma grande oportunidade para desenvolver habilidades como liderança, comunicação, relacionamento e treinamentos.
Veja só que interessante… por ironia do destino, uma das primeiras agências foi a da gerente-geral do banco Real que disse que eu não tinha perfil de bancário, ela me recebeu com um café maravilhoso e me perguntou. “Te conheço de algum lugar?” E eu disse: sim, a senhora me ajudou a chegar até aqui!
Após todos esses anos, além de atuar no Brasil e exterior, atendendo executivos, empresários, bancários e profissionais de vendas. Consegui construir minhas empresas de treinamento tanto no Brasil como nos EUA. Mas, ainda sim, eu me sentia em dívida com os meus ex-colegas.
Eu sentia que precisava fazer algo pelos bancários, tinha esse débito com o setor, de ajudar os profissionais a performar dentro e fora do banco, assim como eu consegui.
Para conseguir ter sucesso no banco eu estudei, fiz cursos e me aprofundei constantemente até que consegui obter os primeiros resultados. Busquei conhecimento sobre negociações, desenvolvimento pessoal, estratégias de marketing, comunicação, linguagens persuasivas, comportamento humano… tudo que poderia estar ligado à minha profissão de bancário.
Compilei todos esses conhecimentos e consegui criar estratégias para entregar as metas solicitados pelo banco, sem que a pressão prejudicasse meu lado pessoal e minha saúde. Eu não precisava buscar reconhecimento, meu próprio chefe e – se não fosse ele – o seu concorrente iria reconhecer o meu trabalho. Assim, eu poderia escolher em qual lugar ou qual promoção aceitar.
Para ajudar meus ex-colegas, eu coloquei todas essas estratégias no e-book “ALÉM DAS METAS BANCÁRIAS”. Ele foi desenvolvido com uma ordem cronológica perfeita para aumentar e facilitar o seu nível de aprendizado rapidamente.
Eu sei que pensar no futuro do setor bancário muitas vezes pode gerar um mix se sentimentos como: ansiedade, incerteza, tensão… mas – aqui – quero te dar uma informação vital:
O futuro vai chegar independentemente de você estar preparado ou não!
O mercado está cada vez mais competitivo, principalmente o bancário, devido ao surgimento das Fintechs e digitalização dos bancos. Então, se você ama o setor de bancos e deseja que sua carreira seja de sucesso nos próximos anos ou que você se torne um profissional cobiçado no mercado, preste muita atenção.
Pressão, estresse e cobranças sempre vão existir, o que vai mudar este cenário é como você lida com essas situações, quanto mais responsabilidades, maior a cobrança. O ALÉM DAS METAS BANCÁRIAS está aqui para compartilhar as habilidades que você necessita desenvolver para lidar com todo esse ambiente, estar à frente no mercado, além de trilhar um futuro brilhante.
Seja capaz de apresentar novas soluções e não se deter diante de qualquer problema, ou seja, se adapte e não fique sempre na mesma rotina.
Engana-se quem pensa que negociar é apenas vender. O futuro dos negócios são as pessoas. Nossa vida é repleta de negociações. Negociar é saber ouvir, argumentar, saber a hora de ceder e a hora de insistir. Para ter uma melhor habilidade de vendas, é preciso entender a real necessidade do cliente. Talvez, não indicando o produto que ele quer, e sim o que ele realmente precisa de acordo com o perfil comportamental que você traçou.
Consiga ver mais opções e soluções que qualquer outro profissional, saiba como pensar a frente do seu tempo. Entenda que cada problema traz consigo uma necessidade de solução. Não fique lamentando que o problema apareceu, resolva. Na próxima vez, ele não será mais um problema para você.
Não deixe que o medo de ser demitido lhe congele, o principal diferencial de um profissional que será promovido amanhã é a capacidade lidar com as situações estressantes de uma maneira totalmente inovadora. Seus Valores comandam suas Atitudes e suas atitudes geram Resultados.
Além do e-book, eu preparei dois materiais exclusivos para ajudar você a bater suas metas: