O LTV é uma ferramenta muito valiosa para ajudar no crescimento do seu negócio. Apesar de ser necessário realizar alguns cálculos para obter seus resultados, não é difícil e pode ser utilizado por qualquer pessoa que possua algumas informações básicas.
Para descobrir quais são as informações que citamos e aprender mais sobre o LTV, é só seguir com a gente. LTV (Lifetime value): O que é e como calcular, vamos descobrir isso através dos seguintes tópicos:
LTV (lifetime value): O que é e como calcular. Antes de aprender a calcular o LTV é preciso descobrir o que ele significa e qual é sua utilidade para o seu negócio.
É uma equação utilizada no mundo dos negócios que consegue identificar quanto cada um dos seus clientes rende para sua empresa e é o responsável por indicar quanto dinheiro um cliente poderá oferecer para seu negócio durante o relacionamento que ocorrerá entre ele e sua empresa.
Após descobrir que o LTV está relacionado ao tempo de relacionamento entre o cliente e seu negócio, talvez você se pergunte se ele realmente seria útil para empresas que não realizam vendas que necessitam de um relacionamento longo com o cliente.
Apesar de ser uma ferramenta muito útil para empresas que possuem relacionamentos mais longos com os clientes, ele não deve ser menosprezado por nenhum empreendedor.
Quanto maiores forem as informações sobre suas finanças e seus clientes, melhores serão suas chances de alcançar o sucesso em seu negócio. Com o LTV você conseguirá obter informações valiosas e relevantes, portanto, continue com a gente para aprender mais sobre essa ferramenta.
O LTV é calculado através da multiplicação do valor do ticket médio (valor obtido com as vendas dos produtos) pelo número de vendas, o resultado deve ser multiplicado pelo tempo aproximado do relacionamento com os clientes.
O valor do resultado final do LTV talvez não seja exato, mas é primordial que ele seja o mais sincero possível. Na hora de realizar o cálculo, não faça nenhuma alteração nos valores, mas lembre-se de que com o passar do tempo os valores poderão sofrer alterações e o resultado final poderá mudar.
O valor dos seus produtos poderá aumentar ou diminuir com o passar do tempo, alguns clientes podem deixar de realizar compras, o número de clientes pode aumentar, muitas coisas podem acontecer com o passar do tempo.
Ter conhecimento de que mudanças podem acontecer e alterar os resultados é uma informação muito importante e que significa que o LTV não deve ser feito apenas uma vez.
O resultado final do LTV é um valor aproximado, mas é uma ferramenta muito útil e que não deve ser menosprezada. Não deixe de utilizar o LTV em seu negócio, a seguir iremos falar sobre os benefícios que o LTV pode trazer para você.
O LTV irá te ajudar a descobrir quanto poderá lucrar com a fidelização dos clientes e essa informação ajudará se negócio na hora de tomar diversas decisões.
O resultado poderá ajudar na hora de decidir se um produto deve sofrer algumas mudanças, ou se ele deve ser retirado de suas prateleiras. Essas decisões serão mais fáceis de serem tomadas quando o empreendedor sabe quanto ele irá lucrar, ou se seu negócio está destinado ao fracasso.
Saber antecipadamente que o seu negócio está caminhando para o fracasso é um dos benefícios que o LTV oferece e que deve ser utilizado sem medo.
É possível aumentar o LTV e quanto maior for o LTV, maior será o lucro do seu negócio, portanto, um dos objetivos ao descobrir o resultado dele pode ser aumentar o seu valor.
Essa ferramenta deve ser utilizada com sabedoria pelo empreendedor e que poderá ajudar a alcançar grandes resultados financeiros.
Conseguir conquistar um cliente é uma tarefa difícil e complexa que pode custar muito tempo e dinheiro do empreendedor. No mundo do marketing já é do conhecimento de todos que é mais caro conquistar um novo cliente do que manter um antigo interessado em seu negócio.
Saber disto é muito importante e interessante para um empreendedor, pois faz com que ele compreenda a importância de conhecer o LTV de seu negócio e de descobrir como aumentar o valor do seu resultado final.
Algumas ações podem ser realizadas para aumentar o LTV, entre elas podemos citar:
A fidelização dos clientes é sempre uma boa estratégia para o seu negócio. Se você está notando que os clientes possuem um relacionamento curto com seu negócio, é hora de repensar suas estratégias.
A fidelização pode ser feita de diversas formas, mas a melhor delas é oferecer produtos de qualidade e um bom atendimento.
Atrair a atenção dos seus clientes é uma boa maneira de fazer com que eles não se esqueçam do seu negócio. Isto pode ser feito com a realização de promoções para quem já possui um relacionamento com seu negócio.
Tome cuidado na hora de realizar promoções, elas devem ser feitas com um bom planejamento para que no final você não acabe tendo algum tipo de prejuízo.
As dicas que demos anteriormente são algumas estratégias de marketing, mas existem inúmeras estratégias que você pode adicionar ao seu negócio.
Após obter o resultado do LTV é possível repensar se é necessário investir mais no marketing do seu negócio. Boas estratégias de marketing podem trazer lucros futuros e resultados positivos para o seu empreendimento, então não tenha medo do marketing.
Carlos Costa Jr é pai da Karolina e da Meg (4 patas) e esposo da Aline. Empreendedor, Professor na Conexão FGV, Mentor de Pequenos Negócios e Palestrante.
Copyright © 2021 Carlos Costa Jr. Todos os direitos reservados.