Hoje vamos aprender um pouco mais sobre o que é o CAC e qual é sua importância para o seu negócio. Empreendedores que possuem alguns conhecimentos irão ter mais facilidade para criar estratégias e alcançar o sucesso, portanto, vamos te ajudar a adquirir a maior quantidade de conhecimento sobre o mundo dos negócios.
Para aprender sobre o CAC iremos dividir o assunto em três tópicos simples que irão abordar o tema de forma resumida e didática, sendo eles:
CAC – o que é e como calcular, para aprender qualquer coisa de forma completa é interessante começar do básico. Para compreender o CAC é necessário primeiro descobrir o que a sigla significa, CAC significa Custo de Aquisição de Cliente.
O nome já dá uma ideia sobre o que iremos aprender, o calculo é bem simples de ser compreendido e se trata do valor que seu negócio precisa investir para conseguir novos clientes.
CAC – o que é e como calcular, entender um pouco mais sobre o Custo de Aquisição de Cliente é necessário ter conhecimento sobre outras questões importantes que estão presentes em seu negócio.
Para fazer esse calculo também será necessário somar o custo de marketing com o custo de vendas e em seguida dividir o resultado pela quantidade de clientes que foram adquiridos. O resultado dessa equação será o CAC do seu negócio.
Para conseguir realizar o cálculo do CAC é preciso compreender o que é o custo de marketing e o custo de vendas de forma mais complexa. Vamos abordar um pouco sobre esses temas a seguir:
Quando falamos sobre o custo de marketing estamos querendo especificar a soma de todos os seus gastos com estratégias e ações para a geração de leads.
Os leads são todas as pessoas que podem ser alcançadas pelas suas estratégias e ações, são possíveis futuros clientes que demonstram algum tipo de interesse em seu negócio.
No custo de marketing é possível calcular o gasto com anúncios, campanhas, promoções e qualquer outra estratégia ou ação relacionado ao marketing do seu negócio e seus produtos.
Nesta parte da equação será necessário calcular quais são os gastos com as vendas. É preciso adicionar os custos relacionados aos produtos, tais como a sua fabricação e armazenamento.
Para que a equação seja a mais exata possível é necessário que a soma do custo de vendas seja feita corretamente, pois é muito importante saber quanto você gasta para conseguir disponibilizar um produto em seu negócio e se conseguirá obter lucros com sua venda.
CAC – o que é e como calcular, agora que já sabemos o que é o CAC e como realizar o cálculo utilizando sua equação, não é difícil compreender qual é a sua importância.
Saber exatamente qual é o Custo de Aquisição de Cliente significa que você irá descobrir se está no caminho certo para obter com o seu negócio. Falamos sobre como é necessário que o custo de vendas seja realizado corretamente no tópico anterior, mas toda a equação é extremamente importante.
O Custo de Aquisição de Cliente é uma informação muito importante para o seu negócio e que deve ser calculado com frequência para que você não se perca em meio aos números das suas contas.
Os preços das coisas mudam constantemente e você deve ficar atento. Qualquer mudança que ocorra no valor do custo de marketing ou no custo de vendas poderá alterar o resultado da equação do CAC e consequentemente pode ser necessário que você realize algumas mudanças em seu negócio.
O Custo de Aquisição de Cliente deve ser responsável por fornecer lucros para sua empresa, mas algumas mudanças podem fazer com que ele forneça o resultado contrário.
A seguir iremos falar um pouco sobre quanto custa um cliente para o seu negócio e ficará mais claro o motivo do Custo de Aquisição de Cliente ser tão importante para sua empresa.
Quando você começa a calcular o valor que está gastando para conquistar novos clientes, é aconselhável calcular quanto gasta para manter um cliente que já foi conquistado.
É mais barato manter um cliente que já foi conquistado do que encontrar novos e ter conhecimento disto irá fazer uma grande diferença em seu orçamento.
Fidelizar um cliente significa que ele ajudará seu negócio a crescer. Uma das melhores propagandas para qualquer empreendimento é aquela feita por clientes satisfeitos e fiéis, portanto, não tenha medo de colocar a fidelização de clientes como uma das metas principais do seu negócio.
Vários profissionais e estudiosos do mundo do marketing já conseguiram chegar à conclusão de que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo.
Agora que você sabe calcular o Custo de Aquisição de Cliente e fazer a soma do custo de marketing e do custo de vendas, conseguirá facilmente descobrir qual estratégia é a melhor para o seu negócio.
Para fidelizar seus clientes também será necessário utilizar estratégias e ações de marketing, então não pense que o fato de ser mais barato manter um cliente significa que você não terá gastos.
As estratégias e ações de marketing devem ser realizadas de forma particular, o que significa que elas devem ser planejadas de acordo com as particularidades do seu negócio.
Uma dica muito interessante é que não é necessário manter as mesmas estratégias e ações pelo resto da vida do seu negócio. No momento pode ser melhor fidelizar os clientes, mas no futuro pode ser mais lucrativo buscar novos clientes.
O empreendedor deve ficar atento ao seu negócio e utilizar as informações obtidas através do Custo de Aquisição de Cliente de forma favorável para a sua empresa.
Os resultados obtidos hoje podem ser diferentes no futuro, portanto, não se esqueça de manter o Custo de Aquisição de Cliente sempre atualizado. Existem outras ferramentas que podem auxiliar na hora de decidir quais são as melhores estratégias e ações para seu negócio. Vamos disponibilizar diversas informações úteis nessa questão, então continue com a gente.
Carlos Costa Jr é pai da Karolina e da Meg (4 patas) e esposo da Aline. Empreendedor, Professor na Conexão FGV, Mentor de Pequenos Negócios e Palestrante.
Copyright © 2021 Carlos Costa Jr. Todos os direitos reservados.